Código de Conduta e Termo de Responsabilidade

REGRAS PEDAL ZN

 

Introdução

 

O Pedal ZN é um grupo sem fins lucrativos, que visa a realização da prática e uso da bicicleta, sem qualquer tipo de discriminação; contudo, é sabido que, por se tratar de um esporte, sua prática traz riscos e, ainda, por associarmos pessoas para a realização conjunta dessa atividade, devemos zelar pela conduta de todos os participantes, visando sempre gerar um ambiente saudável (em todos os sentidos) aos participantes.

 

Por essa razão, o Pedal ZN veicula as normas que deverão ser de conhecimento e utilização por todos os seus membros, nos termos abaixo indicados:

 

Capítulo I – Da Segurança

 

Art. 1º. Para a participação nos eventos do Pedal ZN, todo ciclista deverá utilizar, obrigatoriamente, capacete e, ainda, recomenda-se a utilização de luvas e óculos. A não utilização de capacete inviabiliza a participação do ciclista nas atividades do grupo.

 

Parágrafo único. Excetua-se a regra para o ciclista que compareça para realizar o seu primeiro pedal junto ao grupo, oportunidade em que será informado acerca da obrigação de uso do capacete. Contudo, a partir do segundo passeio, seu uso passará a ser obrigatório.

 

Art. 2º. O roteiro de passeio/viagem será sempre conduzido por um guia, devidamente identificado, cabendo ao mesmo adotar todas as medidas necessárias para a realização do evento, visando sempre o bem estar dos ciclistas.

 

Parágrafo único. É terminantemente proibido ultrapassar o guia, subir em calçadas, pedalar na contra-mão, exceto em situações excepcionais, onde o guia autorizará a adoção de um desses procedimentos.

 

Art. 3º. Para acompanhar uma trilha/ciclo-viagem realizados pelo Pedal ZN, é obrigatório que o ciclista preencha “Termo de Autorização”, que será fornecido por membro da coordenação, devidamente identificado antes da realização do evento, de modo que, assinando-o, torna-se ciente de seus termos, cujas orientações também integram o presente código de regras.

 

Art. 4º. Visando a segurança de todos os membros participantes do passeio/viagem, fica permitida a realização de paradas estratégicas, para atendimento de eventuais problemas com os equipamentos e componentes das bicicletas ou ainda, para atendimento de necessidade dos ciclistas que apresentarem situação de necessidade como, por exemplo, mas não exclusivamente, o atendimento por quedas, assim como para alimentação e descanso, quando definido pelo guia.

 

Parágrafo único. Na eventualidade de paradas decorrente das previsões deste artigo, o Pedal ZN não se responsabiliza acerca de eventuais atrasos no retorno.

 

Art. 5º. É obrigatório que todo ciclista efetue a correta colocação de seus itens de segurança e/ou vestuário antes de começar a pedalar, sendo sua colocação ou ajuste vedado enquanto está pedalando, devendo assim parar para corrigir qualquer falha ou uso incorreto.

 

Parágrafo Primeiro. O mesmo se aplica para atendimento de aparelhos celulares, máquinas fotográficas e/ou similares, que não deverão ser utilizados no momento em que se pedala, devendo o ciclista estacionar sua bicicleta em caso de necessidade.

 

Parágrafo Segundo. A utilização de máquinas fotográficas e/ou filmadoras será efetuada, quando em movimento, por membros da coordenação do Pedal ZN, que detém experiência para a realização dessa prática, sendo que seu conteúdo será disponibilizado posteriormente no Blog do Pedal ZN para acesso de todos os interessados.

 

 

Art. 6º. Recomenda-se a utilização de camisa de identificação do grupo Pedal ZN, mas seu uso e compra não são obrigatórios.

 

Art. 7º. Recomenda-se que o ciclista esteja munido de ferramentas para manutenção da bicicleta e, ao menos, que tenha uma câmara reserva em seu poder para os passeios urbanos.

 

Art. 8º. Para participação em cicloviagens, é obrigatória a revisão prévia da bicicleta, assim como levar para a viagem, ao menos, uma câmara reserva.

 

Capítulo II – Da Estrutura

 

Art. 9º. O Pedal ZN atua com realização de passeios aos domingos e feriados, às 08:30 da manhã, às terças e quintas-feiras às 20:30, assim como cicloviagens, previamente indicadas em seu site e Blog.

 

Parágrafo Único. Fora esses horários, o Pedal ZN apenas realizará outros pedais, em caráter de exceção, quando confirmado por, ao menos, dois membros da coordenação, avisando-se previamente o evento.

 

Art. 10. Os membros da coordenação são reconhecidos através das camisetas laranjas.

 

Art. 11. Fica vedada a postagem de qualquer mensagem ou aviso, utilizando o nome Pedal ZN, sem autorização da coordenação do grupo, para agendamento, convocação ou encontros fora do calendário oficial ora informado.

 

Capítulo III – Da Conduta dos Ciclistas

 

Art. 12. É proibida qualquer manifestação ofensiva, racista, discriminatória ou contra a moral de qualquer membro do Pedal ZN, sendo essa vedação não apenas por meio do contato pessoal, mas também por escrito pelo Blog do Pedal ZN no site Bikers Brasil, ou ainda no site ou por qualquer das redes sociais.

 

Parágrafo Único. A realização de ofensa nesses termos será avaliada pela coordenação do Pedal ZN e poderá ser motivo para advertência ou expulsão, conforme o caso.

 

Art.11. A realização de ofensa física será motivo de expulsão imediata do ciclista do grupo, assim como de todos os cadastros virtuais do Pedal ZN.

 

Capítulo IV – Disposições Gerais

 

Art.12. A constatação de qualquer irregularidade contida neste Código poderá ser informada a qualquer membro da Coordenação do Pedal ZN, para que as providências necessárias sejam observadas.

 

Art. 13. As situações e casos omissos no presente Código de Regras serão avaliadas pelos membros da Coordenação do Pedal ZN.